Mestres PUA: Cont. PNL ( Rapport )

'' THIS IS ABOUT HOW TO BUILD A LIFE ''

Cont. PNL ( Rapport )

"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguem, faze - lo sentir que você o entende e que vocês tem um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida."
Anthony Robbins
A meu ver, o rapport é a essência não apenas da comunicação bem sucedida mas, de toda a Pnl, é onde ocorre a comunição em sua melhor forma, onde todos aqueles que participam da interação se sentem conectados entre si, sentem que são entendidos e que suas afirmações tem valor para aqueles que as escutam. É através desse contexto que entendemos, porque as vezes horas parecem minutos perto de algumas pessoas enquanto minutos parecem horas perto perto de outras... É tudo uma questão de desenvolvimento de rapport. É impossível tentarmos levar alguem ao estado de transe sem que haja um rapport bem desenvolvido, pois o ele nós leva a uma atmosfera de confiança mutua.
Existem alguns "meios" que nos ajudam a criar um bom rapport, entre eles estão;
Espelhar - Consiste em copiar sutilmente alguns dos aspectos corporais da pessoa com quem se da a comunicação, o inconsiente dessa pessoa capta tal fato e estabelece uma certa conexão com a sua linguagem corporal. Lembre - se, é extremamente importante que a pessoa com quem você se comunica dessa maneira não perceba que está sendo "copiada", caso isso aconteça as consequências serão negativas.
Combinar - Por definição essa técnica é basicamente uma forma de espelhamento, a diferença entre elas está no tempo em que os movimentos vão acontecer. Por exemplo, analise os movimentos que a pessoa faz enquanto está fazendo alguma afirmação, logo, quando você for fazer alguma afirmação introduza alguns desses movimentos à sua linguagem corporal.
Equiparação Cruzada - Simples e eficiente, consiste em combinar ritmos, mais em aspectos diferentes. Por exemplo, analise o ritmo com qual a pessoa fala e o associe com o ritmo da sua respiração. O inverso dessa tecnica pode ser usado para quebrar um rapport, por exemplo, associe ao ritmo da fala da pessoa com quem se da a comunicação um ritmo de respiração constrastante, dessa forma o rapport se quebra em poucos segundos.
Há outros aspectos que colaboram para o desenvolvimento do rapport, mas por hora não me aprofundarei muito no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário